Nova-santa-rosense recebe as duas doses da vacina, mas descobre que Secretaria de Saúde não está atualizando os nomes no sistema

Data: 22/10/2021

Uma denúncia chegou à redação do Portal de que um nova-santa-rosense tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 no Posto de Saúde Lídia Boll logo no início do mês de outubro, alguns dias depois, descobriu que a 2ª dose não constava no sistema, ou seja, como se ele não tivesse tomado essa 2ª dose, o motivo em que levou o rapaz a descobrir o erro, foi uma viagem em que seria necessário a comprovação das duas doses que deve constar no sistema do Ministério da Saúde.

Preocupado, um familiar entrou em contato com a Secretaria de Saúde do município e então explicou o caso relatando que precisava da comprovação de que havia tomado as duas doses.

Ele foi informado pela pessoa “responsável” no Posto de Saúde que realmente a segunda dose não constava, após explicar os detalhes de quem aplicou a segunda dose, o dia e a hora e comprovado que tomou essa segunda dose, a “responsável” disse que foi um esquecimento de quem deveria registrar a vacinação.

A explicação dada foi que o motivo do esquecimento é a falta de funcionários no Posto de Saúde Lídia Boll e que o erro seria corrigido o mais rápido possível.

É bem possível que mais casos como esse podem ter ocorrido, é interessante que as pessoas que tomaram as duas doses verifiquem se realmente o seu nome também não foi esquecido e consta no sistema do Ministério da Saúde.

Procuramos o Secretário de Saúde que não soube explicar o caso e disse não ter conhecimento desse fato que aconteceu no Posto de Saúde.

Obter o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19:

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID-19. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação deverá ser inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. Com esses dados enviados e processados para a RNDS/Ministério da Saúde, os dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.

Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.(Fonte: Ministério da Saúde).


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste