Erupção de vulcão em Tonga provoca tsunami no sul do Pacífico; EUA, Japão e Chile ficam em alerta

Data: 15/01/2022

Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região durante a manhã. Ao longo do sábado, além dos EUA, Japão, Chile e Equador também emitiram alertas.

Na noite de sábado (15), o Equador cancelou o alerta de tsunami para a costa continental, mas continua monitorando as variações no nível do mar, informaram as autoridades do país.

O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos emitiu alertas de tsunami para a costa oeste do país, da Califórnia ao Alasca, prevendo ondas de até 60 centímetros e fortes correntes, destacou a agência de notícias France Presse.

Inundações foram registradas, por exemplo, na cidade de Santa Cruz, na costa da Califórnia.

"Um tsunami está em andamento. Lembre-se: a primeira onda pode não ser a maior. Afaste-se da costa e dirija-se a terrenos mais altos", escreveu o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis do país.

O mesmo aconteceu com o Canadá, que emitiu um aviso de tsunami para a província de British Columbia. Além disso, de acordo com os serviços meteorológicos dos EUA, o Havaí foi afetado por "pequenas inundações".

No Japão, a agência meteorológica do país emitiu alertas de tsunami nas primeiras horas de domingo, além de ordens de evacuação. Autoridades relataram uma onda de 1,2 metro na remota ilha de Amami

Um funcionário da agência no Japão pediu às pessoas que não se aproximassem do mar até os alertas de tsunami serem suspensos. Os avisos - os primeiros em mais de cinco anos - abrangeram várias áreas específicas.

Já o Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) alertou neste sábado (15) sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a Ilha de Páscoa e a parte da costa continental. "Por precaução, saia da área de praia, devido a um tsunami menor", disse o escritório como "medida preventiva" no caso de uma eventual ocorrência devido à erupção do vulcão.

Erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga gera alertas de tsunami em diversos países
Erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga gera alertas de tsunami em diversos países

Na Nova Zelândia, a agência de gerenciamento de emergências emitiu um aviso de tsunami nas costas norte e leste do país, prevendo correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis ao longo das costas nessas áreas.

As autoridades do Equador também emitiram um alerta de tsunami para a costa continental do país enquanto monitoravam as variações do nível do mar nas Ilhas Galápagos.

Na Austrália, autoridades disseram que partes do litoral, incluindo Sydney, podem ser atingidas por ondas. Os moradores do estado vizinho de Nova Gales do Sul também foram aconselhados a "sair da água e se afastar da costa".

Erupção do vulcão

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha´apai foi registrada durante a madrugada. Ele fica localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nukualofa.

Segundo a agência de notícias Associated Press, não há, inicialmente, relatos de feridos ou da extensão dos danos, mas as comunicações com a pequena nação foram cortadas.

Imagem de satélite mostra erupção submarina em Tonga em 15 de janeiro de 2022 — Foto: Cortesia/Serviço Meteorológico de Tonga
Imagem de satélite mostra erupção submarina em Tonga em 15 de janeiro de 2022 — Foto: Cortesia/Serviço Meteorológico de Tonga

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o maremoto avançando sobre casas em algumas ilhas da área. Veja no VÍDEO abaixo.

Segundo o Escritório de Meteorologia da Austrália, a movimentação causou um tsunami de 1,2 metro, mas que não há risco do maremoto se aproximar do país continental.

Ondas de 83 centímetros foram registradas na capital tonganesa, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O arquipélago de Tonga fica em uma zona de grande atividade sísmica, o denominado "Círculo de Fogo do Pacífico", devido ao encontro de placas tectônicas.

Veja a imagem da erupção


G1


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste