Banheiro Público de Toledo é alvo de vândalos

Data: 01/02/2022

Um vídeo com imagens da depredação do banheiro público do Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann circulou pelas redes sociais neste fim de semana e causou revolta nos cidadãos e também nos gestores municipais. Foram quebradas paredes, algumas portas queimadas e também ocorreram pichações, causando prejuízos aos cofres públicos e aos usuários dos espaços.

De acordo com o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, a ação criminosa já foi denunciada aos órgãos de segurança, porém é preciso se fazer um debate mais amplo sobre a situação. “Muitas pessoas questionam o porquê de não termos a presença da Guarda Municipal. Veja bem, para manter a segurança, precisaríamos de dois servidores por noite, inclusive com alguém para cobrir as escalas nos finais de semana”.

Outro apontamento é sobre a vigilância por videomonitoramento. “Podemos até colocar, mas por ser um local distante, mesmo com a possibilidade de atendimento em tempo real, até o deslocamento de uma equipe volante, o fato já teria ocorrido. Outro ponto a se destacar é que o vandalismo foi dentro do banheiro, local que por força de lei, não é permitida a instalação de câmeras”, reforça Ademar.

Como solução a médio e longo prazo, Ademar sugere a construção de estruturas a serem exploradas por meio de licitação. “Poderíamos criar ambientes para instalação de lanchonetes ou cafés, inclusive prestando um serviço à população, como a disponibilização de banheiros, promovendo uma melhor ocupação dos parques de Toledo. Vamos iniciar discussões junto à comunidade”, comenta.

Dorfschmidt também apelou para a conscientização das pessoas. “Se souber de algo, denuncie. Quando precisamos repor estruturas como estas, é um dinheiro que deixa de ser investido num parque infantil, numa estrutura melhor e mais moderna para as pessoas aproveitarem, ou mesmo em educação e saúde”, concluiu.

Quem cuida tem - Além de ser crime, previsto no artigo 163 do Código Penal, o vandalismo prejudica as pessoas que dependem do bem depredado. As “vítimas” destes atos são os munícipes que usufruem dos espaços públicos. A população perde duas vezes, porque fica sem poder utilizar todo o potencial do espaço ou serviço público que lhe pertence e porque, para reparar esse dano, a administração pública precisa retirar recursos que seriam destinados a outras benfeitorias, o que não seria necessário se não houvesse a depredação. Para impedir que isso aconteça, a contribuição dos cidadãos é fundamental - seja cuidando de locais públicos quando ali estiverem, mantendo-os limpos e funcionais; seja denunciando situações de vandalismo pelo telefone 153 (Guarda Municipal). Por Assessoria Prefeitura


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste