Vereadores renunciam funções em Francisco Alves e não empossam Cabelo do Povão

Data: 04/05/2022

A sessão da Câmara Municipal de Francisco Alves, realizada na segunda-feira (2), na qual o vereador cassado Liomar Mendes Lisboa (Cabelo do Povão) seria reempossado por força de mandado judicial no cargo de vereador e Presidente do Poder Legislativo, aconteceu de forma inédita.

Estavam presentes os vereadores, Dario Aparecido de Nigro, Juliano Vaz de Almeida (Cabeça), Valdinei Cardoso dos Santos, Jesse Antunes dos Santos, Jair Ozorio, Simone de Oliveira Avanci e Cione Cassin do Nascimento.

O vice presidente Cione Cassin Nascimento, que ocupava o cargo desde janeiro de 2021 quando o então presidente da Câmara Liomar Mendes Lisboa assumiu interinamente o cargo de Prefeito Municipal, abriu a sessão cumprimentando os presentes e, na sequência o vereador Valdinei Cardoso fez uso da palavra renunciando ao cargo de 2º secretário da mesa diretora com base no artigo 21 do regimento interno, alegando incompatibilidade com o atual presidente, seguiram a mesma linha apresentando a renúncia de seus cargos o vereador Cione Cassin vice presidente e Jesse Antunes 1º secretário, usando o mesmo argumento “incompatibilidade” com o atual presidente. Antes do encerramento da sessão o vereador Jesse anunciou que estará protocolando um requerimento para que haja nova eleição para uma nova mesa diretora.

Em seguida a sessão foi encerrada o que surpreendeu a todos os presentes, que aguardavam o vereador Liomar ser reempossado ao cargo uma vez que vereador havia sido cassado em 9 de março e obteve judicialmente seu retorno ao cargo, porem isso não aconteceu. Dos sete vereadores que votaram pela cassação de Cabelo do Povão, seis estavam presentes, todos se retiraram do plenário da câmara sob vaias da população.
Na terça-feira (3) o vereador e presidente da Câmara Liomar Mendes Lisboa, informou pelas redes sociais, através de um vídeo, que já está tomando as providências necessárias para solucionar os problemas que acabaram ocorrendo na Câmara Municipal de Francisco Alves, de acordo com o Regimento Interno.

Troca das cadeiras
No vídeo divulgado pelas redes sociais, o vereador Cabelo do Povão explica que presidente da Câmara, primeiro secretário e segundo secretário, se desligaram das funções da Mesa Diretoria do Poder Legislativo de Francisco Alves. “A Câmara Municipal é regida pelo presidente, vice, primeiro e segundo secretários. Sem eles, os trabalhos diretos com o Poder Executivo ficam parados. O Regimento Interno da Câmara diz que na próxima sessão deverá ser realizada a sessão da nova Mesa e, se não houver êxito em três tentativas consecutivas, serão empossados automaticamente como membros os vereadores mais votados”, explica Liomar. Ele reforça ainda que se houver novamente uma negativa, os parlamentares deverão deixar os cargos para que assumam os suplentes.

Compras no PY
Cabelo do Povão foi destituído do cargo de presidente da Câmara e depois foi cassado pelo parlamento em sessão especial na quarta-feira, 9 de março, depois que uma Comissão Processante foi formada a partir de uma denúncia feita por um proprietário rural do município.

O documento elaborado por José Garcia de Araujo, morador no sítio São João, na Estrada Duvida, pedia para que os vereadores apurassem suposta infração político-administrativa, consistente no uso de veículo oficial para fins particulares.

Cabelo do Povão chegou a assumir o cargo de prefeito interino do município e, foi justamente neste período que ele foi flagrado utilizando um carro da Secretaria Municipal de Saúde de forma irregular.dep

O documento apresentado e protocolado na Câmara de Francisco Alves, foi baseado em notícias divulgadas em sites e canais de televisão do Estado que mostram imagens e fotos do veículo da prefeitura sendo abordado por autoridades paraguaias no dia 16 de setembro de 2021, na cidade de Salto Del Guairá. Segundo a denúncia, Cabelo do Povão estaria fazendo compras no país vizinho. À época, o então prefeito interino não possuía autorização para a viagem para fora do país.





UMUARAMA NEWS


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste