Uma pessoa morre, e duas ficam feridas após queda de avião de pequeno porte, em Arapongas

Data: 26/06/2022

Uma pessoa morreu, e duas ficaram feridas após um avião de pequeno porte cair em um hangar, no Aeroporto Municipal de Arapongas, no norte do Paraná, na tarde deste domingo (25), conforme a Polícia Militar (PM).

Segundo o gerente responsável pelo aeroporto, José Antônio Wielewicki, o avião envolvido no acidente é utilizado para paraquedismo e, por isso, é ainda mais seguro que outras aeronaves de pequeno porte.

"Aconteceu algo de extraordinário porque nada explica um acidente desse porte. Foi no começo da pista, então, na minha opinião, deve ter errado o eixo da pista e tentou arremeter. Nessa arremetida caiu de lado, bateu de asa, que é quando ele perde o equilíbrio horizontal, bate com a asa e cai de costas. Foi muito azar uma pessoa ter morrido."

De acordo com o gerente e testemunhas, a vítima que morreu no local é um instrutor de paraquedismo, de 50 anos.

Ele estava com o filho, de 18 anos, que teve ferimentos leves, e com um piloto que ficou gravemente ferido. Os dois foram encaminhados ao Hospital Norte Paranaense (Honpar), segundo o Corpo de Bombeiros.

Testemunhas que estavam no local disseram que o acidente aconteceu no momento em que a aeronave realizava a aterrizagem e que o avião só parou a oitenta metros da pista.

Um dos homens, o dono do avião monomotor foi arremessado da aeronave, que parou sobre ele, conforme as testemunhas.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) será responsável pela perícia no local. Depois da vistoria, o avião poderá ser retirado do hangar.

"Hoje foi um dia que não tem vento, não está chovendo, pouco movimento, então aconteceu alguma coisa com quem estava comandando. Na verdade, eram dois comandantes. Tanto o proprietário da aeronave, que é o Luis, que acabou falecendo, quanto um piloto que estava junto", disse Wielewicki.

A organização do Campeonato de Paraquedismo de Arapongas, evento que ocorreu neste sábado, informou que a vítima não participava da competição.

Órgãos de segurança, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam a ocorrência. A causa do acidente será apurada.

Conforme os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave é um modelo N-592-420.

A situação da aeronavegabilidade apresentava-se como normal, no registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), isso representa que o avião tinha capacidade de realizar voos seguros no espaço aéreo.




G1


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar    recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste