Incêndio causado por provável ação humana, já destruiu cerca de 500 hectares do 1º e único Parque Nacional e Histórico do Brasil

Data: 22/11/2023


Iniciou há alguns dias, segue avançando e atingiu uma área de difícil acesso

O incêndio de grandes proporções, que há alguns dias atingiu uma extensa área preservada de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, que fica em Porto Seguro, na Bahia, segue avançando e chegou até uma área de difícil acesso para bombeiros e brigadistas, o que tem dificultado o trabalho.

O fogo já destruiu cerca de 500 hectares do parque e da Aldeia Boca da Mata. A suspeita é de que o incêndio tenha sido causado por ação humana. Não há registro de feridos.

O Corpo de Bombeiros segue atuando e recebendo reforços. Mais 35 bombeiros chegaram de outras regiões. Brigadistas do ICMBio, do Ibama, e voluntários de seis aldeias em torno do parque também atuam para tentar controlar as chamas. Mais de 150 pessoas atuam no combate ao fogo.

O local abrange a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, o que faz dele um marco para o país. Ele é primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro, além de fazer parte do Patrimônio Mundial Natural, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Criado em 29 de novembro de 1961, o equipamento tem mais 22 mil metros hectares e abriga, além de grande diversidade de plantas e animais, algumas comunidades indígenas.

O problema surgiu no início de novembro, por suposta ação humana - não há perícia que aponte a situação, nem pistas do suspeito de atear fogo. O combate começou no dia 14 deste mês, mas apesar dos esforços dos brigadistas, as queimadas na área ganharam maior proporção, principalmente com o avanço para região de mata fechada.

Equipamentos e veículos de grande porte, incluindo um trator cedido por uma empresa da região, têm ajudado nos trabalhos para abrir uma faixa de areia para evitar que o fogo se propague.

Duas aeronaves do governo do estado foram enviadas pela Secretaria do Meio Ambiente para o extremo sul. Uma delas tem atuado diretamente no combate às chamas do Parque Nacional e Histórico desde a tarde de segunda-feira (20). O avião tem capacidade para lançar, de uma só vez, dois mil litros de água.

Após a ação da aeronave, com as chamas reduzidas, os brigadistas avançam por terra para combater as chamas. Até o começo da tarde desta terça-feira (21), a aeronave já havia feito quatro sobrevoos.



Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste