Duas novas propriedades de terras são invadidas por indígenas em Guaíra

Data: 29/12/2023


A princípio seriam duas invasões, uma nas proximidades do bairro Eletrosul e a outra na comunidade rural Caximbeiro, próximo à divisa com o município de Terra Roxa

Uma nova invasão de terras particulares por indígenas está sendo acompanhada pela Polícia Militar e Polícia Federal em Guaíra nesta quinta-feira (28). Não se tem informações de quantos indíos participam das invasões.

A princípio seriam duas invasões, uma nas proximidades do bairro Eletrosul e a outra na comunidade rural Caximbeiro, próximo à divisa com o município de Terra Roxa, teria um terceiro local, mas outras informações de que é o mesmo da Eletrosul que se expandiu.

Invasão de sábado véspera de Natal:

Uma invasão de terra foi registrada no início da noite de sábado (23) em uma propriedade privada na região da Eletrosul, em Guaíra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 indígenas invadiram a área de terra.

A Polícia Militar, Polícia Federal, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e a Guarda Municipal foram acionados para negociar com os invasores, mas eles se recusaram a sair de forma pacífica.

Após a saída de parte das equipes policiais, a situação se agravou quando cerca de 70 produtores rurais chegaram ao local em seus veículos e entraram em confronto com os indígenas, usando gritos e rojões. Não há informações de feridos.

A Polícia Militar solicitou apoio e outras equipes da PM e à Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), mas devido à inferioridade numérica, manteve-se à distância segura do local. O confronto durou cerca de 15 minutos e terminou com a retirada dos produtores rurais, alguns permanecendo nas proximidades e outros indo embora.

Duas equipes da Polícia Federal retornaram ao local e tentaram uma nova negociação com os indígenas, que contaram com a presença de um representante da Fundação Nacional do Índio (Funai). No entanto, os indígenas mantiveram a posição de não deixar a área invadida.

Diante dos fatos, a Polícia Federal informou que tomaria medidas judiciais para resolver a questão. Após a saída de todos os produtores rurais, as equipes policiais também deixaram o local e registraram o boletim de ocorrência.



Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste