PF e Receita Federal deflagram operação em Toledo, Cascavel e região, SC e RS também teve alvos

Data: 17/06/2024

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores...

Por Policia Federal

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta segunda-feira (17) a Operação Contraface, com o objetivo de desarticular organização criminosa (Orcrim) estabelecida em Cascavel/PR e Toledo/PR, dedicada ao tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.

Foram cumpridos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Toledo/PR, Medianeira/PR, Erechim/RS e Florianópolis/SC, todos ele expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR.

Apurou-se que o grupo criminoso, capitaneado por empresários de Cascavel/PR e Toledo/PR: (i) importava maconha e pistolas do Paraguai; (ii) armazenava-as provisoriamente em depósitos diversos espalhados na região oeste do Paraná; (iii) adquiria veículos diversos, especialmente caminhões, para transportá-las; (iv) constituía empresas fictícias para figurar como proprietárias de tais veículos; (v) criava compartimentos ocultos nos automotores; (vi) simulava a venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los; (vi) transportava as armas e a droga para vários Estados do Brasil; e (vii) constituía contas bancárias tituladas por pessoas físicas e jurídicas interpostas para lavar o dinheiro obtido com suas práticas criminosas.

Ao longo das investigações, iniciadas em maio de 2023, foram apreendidos diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha 8 pistolas. Também se identificou que, de 2021 até a presente data, a Orcrim teria movimentado ao menos R$ 14 milhões de origem criminosa.

Razão para o nome da operação - OPERAÇÃO CONTRAFACE, faz alusão ao lado oculto de empresários até então visto como bons homens de negócios.

Caso emblemático (“Operação Drake”):

Rio de Janeiro/ RJ - Em 19/10/2023, 4 agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e um advogado foram presos na deflagração da “Operação Drake”, suspeitos de inicialmente escoltarem um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha, venderem a droga nele armazenada e, finalmente, liberarem o motorista que estava conduzindo o automotor. Referido caminhão pertencia ao grupo criminoso alvo da operação deflagrada hoje (“Operação Contraface”).


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste