Incêndio em Parque Nacional avança para propriedades rurais de Altônia e queima área equivalente a 400 campos de futebol

Data: 03/09/2024


Há mais de duas semana fogo consome parte do Parque Nacional Ilha Grande, que rodeia o município paranaense. Moradores viram chamas chegarem perto das casas e tiveram que ajudar no combate ao incêndio.

O fogo que atinge há cerca de 15 dias o Parque Nacional de Ilha Grande extrapolou a área da unidade de conservação na divisa do Paraná com Mato Grosso do Sul e, neste fim de semana, chegou a propriedades rurais de Altônia, no noroeste do Paraná.

Levantamento preliminar do Corpo de Bombeiros aponta que cerca de 4 milhões de metros quadrados - o equivalente a 400 campos de futebol - foram consumidos pelo incêndio no município.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) levanta as possíveis causas dos incêndios. Na noite desta segunda-feira (2) o órgão afirmou que todos os focos de incêndio estavam controlados.

Além de Altônia, a unidade abrange os municípios paranaenses de Guaíra, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma.

Segundo a corporação, parte das plantações de Altônia também foi perdidas por causa das chamas.

Nas imagens, é possível ver o quão perto o fogo chegou das casas. Moradores e voluntários contam que tiveram que se mobilizar para tentar apagar as chamas.

"Jogamos água, os voluntários jogaram água de mangueira e o pessoal com o caminhão-pipa... A gente conseguiu conter o fogo, pelo menos para não pegar fogo nas casas", relatou o autônomo Wagner Esmerdel Gomes.

No sábado (31), a intensidade da fumaça do incêndio de Altônia foi tão grande que em São Jorge do Patrocínio, a 14 km de distância, duas vacas morreram.

Cerca de 50 pessoas formaram uma força-tarefa para conter o avanço das chamas em direção às propriedades rurais. Entre eles, estavam bombeiros militares, brigadistas e voluntários.

Bombeiros de Pato Branco, Francisco Beltrão e Umuarama também estão em Altônia para ajudar no trabalho de prevenção.

"O pessoal veio com tecnologia, uso de drones que ajuda bastante nesse monitoramento e mapeamento dentro das possíveis áreas de risco que podem ser atingidas", explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Jessé da Rosa.



Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste