Coleta de lixo em Nova Santa Rosa, um problema que tira o sono da comunidade, prefeitura se manifesta sobre o caso

Data: 18/09/2024


As reclamações são devido à demora na coleta, muitas vezes não são coletados no dia combinado e o lixo fica dias na frente das residências

Várias reclamações chegam diariamente à reportagem do Portal Nova Santa Rosa sobre o descontentamento da comunidade da cidade de Nova Santa Rosa referente a coleta de lixo orgânico, realizada por uma empresa terceirizada que tem contrato com a prefeitura municipal e é uma prestadora de serviço.

As reclamações são devido à demora na coleta, muitas vezes não são coletados no dia combinado e o lixo fica dias na frente das residências, ou até mesmo no canteiro das avenidas, uma atitude incorreta deixando a cidade com um aspecto sujo, o que seria para plantar flores, em Nova Santa Rosa é usado para depósito de lixo, o canteiro das avenidas. A própria prefeitura deposita bags com a sujeira retirada das ruas e coloca nos canteiros das avenidas, como foi registrado em fotos na tarde desta terça-feira, essas bags também ficam dias e dias sem serem retiradas.

Embora a informação não seja oficial, chegou até a reportagem do Portal que apenas um caminhão está realizando a coleta do lixo orgânico, um segundo estaria com problemas mecânicos a vários dias parado, o que atrasa mais ainda a coleta. Todo o lixo é levado até o município de Cascavel, a distância também é um fator que gera atrasos.

Entramos em contato via telefone com a Secretária de Administração, Leila Schach, para saber o valor do contrato com a empresa tercerizada que faz a coleta do lixo, Leila nos deixou esperando por cinco minutos e disse que iria ver o valor do contrato, a ligação foi encerrada sem reposta, segundos depois, ligamos novamente, então, fomos informados que Leila não estava mais na sala e não era de conhecimento onde ela estava.

O que a prefeitura diz sobre o problema:

Fomos então na tarde desta terça-feira (17) até a prefeitura municipal falar com o prefeito que não pode nos atender pois está em viagem oficial a Brasília e retorna na quarta-feira (18), estivemos conversando com a Carolina Eggers que é Chefe do Setor de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Agricultura.

Carol disse que a Prefeitura tem ciência do grave problema e que em dezembro de 2023 assinou o protocolo de intenções de participar do Consórcio Inter Municipal Multifinalitário Vale do Piquiri com a sigla, CIMVAP, que atenderá onze municípios da região, entre eles está Nova Santa Rosa.

Em Palotina está o aterro sanitário que deve ser usado pelos municípios que fazem parte do CIMVAP. “O Consórcio é o melhor negócio, pois tem apoio da Itaipu, Governo do Estado e Governo Federal, podendo assim buscar recursos, vários estudos estão sendo realizados, o processo de licenciamento ambiental é um deles, é difícil no momento falar em datas para início das atividades do consórcio, pela frente ainda dependemos do licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Água e Terra – IAT, que é necessário”, pontuou Carolina.

Sobre o CIMVAP:

Em 27 de junho deste ano, o prefeito de Maripá, foi eleito presidente do Cimvap – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Piquiri. A assembleia para aprovação do Estatuto e posse da Diretoria Executiva foi realizada na sede da OAB – Subseção de Palotina. Na vice-presidência tomou posse o prefeito de Palotina assumiu a diretoria Executiva.

O Cimvap foi criado com o objetivo de realizar a gestão conjunta de serviços públicos ou de interesse público e terá entre as atividades principais o tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), um dos maiores gargalos da região.

Segundo o presidente do Cimvap, a constituição do consórcio é uma iniciativa inédita do Paraná e um marco para os municípios lindeiros. “A gestão e o tratamento dos resíduos sólidos é um desafio de todos os municípios da região e a criação do consórcio busca solucionar essa problemática de forma conjunta, transformando esse passivo ambiental em um ativo, contribuindo para melhorar o meio ambiente. Fico muito feliz em assumir a presidência do Consórcio, uma iniciativa inédita no Paraná e temos certeza que se tornará um exemplo para todo o estado”, ressalta.

O consórcio vai abranger, inicialmente, nove municípios: Maripá, Palotina e Assis Chateaubriand, além de Nova Santa Rosa, Terra Roxa, Francisco Alves, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado e Santa Helena.

Também farão parte das atividades o tratamento dos Resíduos da Construção Civil (RCC), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Licenciamento Ambiental de atividades de impacto local.

Visite o site do CIMVAP clicando aqui.











Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste