Moradores de Nova Santa Rosa reclamam do lixo há uma semana sem recolha. Portal ouviu o proprietário da empresa terceirizada!

Data: 18/10/2024


As imagens das lixeiras cheias foram feitas no final da manhã de hoje, quinta-feira (17).

A falta de coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais vem se tornando um grande problema para os moradores da cidade de Nova Santa Rosa, que reclamam há vários meses dos serviços prestados. Em vários casos, a coleta não passa há semanas, e o acumulo do lixo, além do mau cheiro, está virando um caso de saúde pública.

As imagens das lixeiras cheias foram feitas no final da manhã de hoje, quinta-feira (17).

Na segunda-feira (14), por duas vezes entramos em contato com o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Paulo Wagner Neto, candidato a vice-prefeito na eleição de 6 de outubro, derrotado juntamente com Noedi Max Hardt, Secretário de Saúde do Município. Paulo, que retornou à sua cadeira na prefeitura, não atendeu a ligação e também não retornou a chamada da reportagem do Portal para prestar esclarecimentos sobre a falta de coleta do lixo orgânico.

Segundo o contrato de Nº 053-2023, referente ao Processo Licitatório de Nº 088/2023 e referente a Tomada de Preços de Nº 054/023, na Cláusula Sétima – Das Obrigações e Responsabilidade da Contratante, diz:

- Artigo 7.2 - A execução do contrato será acompanhada e fiscalizada por Paulo Wagner Neto, representante da Contratante, especialmente designado para esse fim.

Na manhã de hoje (17), entramos então em contato com o Vereador e Presidente do Legislativo, Ari Schmidt, que gentilmente nos atendeu e passou todas as informações necessárias. Ele disse estar ciente do problema, e que a prefeitura está fazendo todo o possível para regularizar a coleta, mas possivelmente quem deverá resolver o problema será o futuro prefeito, Lari Hitz, já que o contrato foi renovado em setembro, menos de 30 dias das eleições, com vencimento no mesmo mês de 2025.

Na manhã de hoje, pouco após falar com o Presidente do Legislativo, ligamos para o Sr. Sidnei Ivan Weiss, proprietário da empresa tercerizada contratata pela prefeitura, e que realiza a coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, cuja a Razão Social da empresa é Sidnei Ivan Weiss.

Explicamos o problema que está ocorrendo em Nova Santa Rosa. Segundo as palavras de Sidnei, tudo o que está acontecendo nesse setor deve ser resolvido nos próximos dias. "Todo o lixo coletado em Nova Santa Rosa é destinado para um aterro sanitário em Cascavel, o que atrasa o trabalho da equipe. Nova Santa Rosa está produzindo um número maior de lixo, o que também faz com que o atraso aconteça. Esta semana fomos notificados pela Prefeitura. O atraso é de apenas um ou dois dias, e tem municípios da região que estão bem piores que Nova Santa Rosa”, pontuou Sidnei em conversa por telefone.

Ainda segundo o contrato, que prevê multa e cancelamento se as exigências não forem cumpridas, a coleta na sede do município deve ser realizada três vezes por semana, e nos distritos uma vez por semana.

No artigo 1.3 Da Execução e Operação dos Serviços, consta o seguinte:

- Em qualquer circunstância deverá ser assegurada a coleta dos resíduos sólidos em todos os imóveis dos setores urbanos e rural especificados.

No artigo 1.5 Dos Veículos e Máquinas:

- Veículos Adaptados com segurança e proteção aos trabalhadores que atuam na recolha dos Resíduos Urbanos, Logomarca da Empresa, do Município e da Companha de Coleta Seletiva. Devendo ter no mínimo um caminhão toco basculante e um caminhão compactador.

- Todos os veículos vinculados aos serviços deverão estar sempre em perfeitas condições de segurança, de uso, limpeza e funcionamento.

Cláusula Sexta – Das Obrigações e Responsabilidades da Contratada:

Manter, durante a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, sob pena de cancelamento do contrato, sem direito á qualquer indenização.

5) Se responsabilizar pelos danos causados diretamente a Contratante ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou dolo na execução deste contrato, não excluindo ou reduzindo esta responsabilidade e fiscalização exercido pela Contratante.

Cláusula Oitava – Das Penalidades e Das Multas:

8.1 – No caso de inadimplência parcial ou total do presente Contrato, a Contratante aplicará as sanções administrativas em Lei, ficando a Contratada sujeita a multa contratual no montante correspondente a 10% (dez por cento) do valor do contrato, e ainda a suspenção temporária de participar em licitações e impedimento de contratar com a Administração pelo prazo de até dois anos, sem prejuízo das demais penalidades previstas neste Contrato, no edital do Processo Licitatório nº 054/2023 e na legislação aplicável.

O contrato foi renovado pelo prefeito municipal, Norberto Pinz, no dia 06 de setembro de 2024, e é válido por 12 meses, com vencimento no dia 06 de setembro de 2025, no valor total de R$ 1.039.559,40, sendo que o valor mensal é de R$ 86.629,95.









Portal Nova Santa Rosa


voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste