Em sete meses, obras do contorno viário de Palotina avançam a 38%

Data: 05/03/2025

São sete dos vinte meses previstos pelo governo do Paraná para a conclusão dos trabalhos desde a retomada das obras em agosto de 2024.

Por Renan Tadeu Martins Pereira

Com pouco mais de um terço do tempo contratual fixado para a conclusão do contorno viário de Palotina, a execução das obras está onze pontos percentuais acima do cronograma inicial. São sete dos vinte meses previstos pelo governo do Paraná para a conclusão dos trabalhos desde a retomada das obras em agosto de 2024. A construtora Castilho, responsável pela obra, chegou ao final de fevereiro com a execução em 38% do previsto.

O trecho da PR 364 até Francisco Alves é o mais adiantado das três frentes de trabalho, com 68% da pavimentação já concluída. Depois dele vem a PR 182, que liga Palotina à PR 364, no sentido a Terra Roxa, onde 38% da pavimentação está pronta. A ligação entre a Avenida Ariosvaldo Bitencourt e a PR 364 (Assis Chateaubriand) é a que vai demandar mais tempo. Apenas 50% da terraplenagem e 3% da drenagem foram realizados. É neste trecho que serão construídos um viaduto e as alças de acesso à estrutura.

A maior parte dos 185 funcionários que atuam na obra trabalha na execução de galerias, drenos, canaletas em concreto, bases do asfalto e remanejamento de redes elétricas. A construtora Castilho mantém 76 máquinas e equipamentos nas três frentes de trabalho.

O contorno viário prevê 15,2 quilômetros de pistas, viaduto, trevos e rotatórias ligando Palotina a Assis Chateaubriand, Terra Roxa, Francisco Alves e Toledo. Serão aplicados R$ 170 milhões para facilitar o trânsito de veículos ao complexo agroindustrial da C.Vale. O objetivo é retirar os veículos pesados das vias urbanas de Palotina, que enfrentam congestionamentos em sinaleiros, principalmente em horários próximos às trocas de turno nos abatedouros de frangos e peixes da C.Vale.

A obra foi retomada em agosto de 2024, após 26 meses de paralisação. Um acordo foi assinado prevendo o repasse de quase R$ 170 milhões em créditos do ICMS pelo governo do Paraná à C.Vale. A cooperativa assumiu a gestão da obra e contratou a empreiteira Castilho para executá-la.




voltar

 

 

 

   

 

 

Voltar   recomende esse site          Comente esse texto

Ultimas noticias

 

Defina esse site como Página inicial.

 
 
  

.

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste