Pagina Principal     Notícias     Mensagem     Humor     Fé e Religião     Galeria      Receitas     Chat     Emails Recebido     Artesanato     Cultura    

   Listas Telefônica online    Vídeo     Pagina do Zé     Fale conosco

 

Site da Radio

Podcasts

Noticias

Fotos

Videos

Programação

Eventos

Equipe

Contato

WatZap

Radio Santa Rita FM.Com

 

--------Noticia ADECAS--------
 
Fórum de Mensagens

Três dias de intensa reflexão, a reforma - 2/11/2017
Postada por José Pereira
Em resposta à Três dias de intensa reflexão, postada por José Pereira

Muito se tem falado sobre a reforma. Há verdades, mitos e mentiras. Além do mais há dois lados da moeda, como sempre acontece com qualquer fato e de como cada um vê.

Então chegar a um senso comum é preciso estudar os dois lados, assim vai eliminando os mitos e as mentiras.

A verdade é que o fato aconteceu a cinco séculos. Olhando de longe percebemos que os dois lados estavam certos, só que cada um só olhou, ou olha apenas um lado da moeda.

Por um lado Lutero é tido como o grande fundador do protestantismo, por outro lado é tido como um Judas Iscairotes.

Mas na verdade os conflitos começaram entre a Alemanha e a Itália. conta-se que a Alemanha ficou com inveja da Itália porque recebia muitos turistas e desenvolvia por conta igreja, por isso quis trazer a sede da igreja para a Alemanha. O papa não aceitou porque a sede da igreja outrora fora transferida para a França e a Inglaterra e quando a sede da igreja esteve nesses dois países a igreja não funcionou corretamente, o que levou o papa a pensar se foi Roma que Deus escolheu a sede da Igreja deve permanecer em Roma. (ler de trás pra frente e veja o que significa Roma.

Além do mais o povo da Alemanha era e é muito piedoso, por isso mandavam muitos recursos a Itália. Deu certo que naquele tempo o papa resolvera construir um templo em homenagem a São Paulo e o sacrifício pedido pelas indulgências fora em dinheiro para a construção do grande templo. Piorando ainda mais a situação dos governos da Alemanha.

Como cada um tem o direito de opinar de que lado ficar Martim Lutero escolheu ficar do lado da Alemanha. Tá certo que ele tinha divergências com a a igreja. Para tantos ele mandou 45 teses para a igreja e o papa aceitou 30 teses, rejeitou 15. Veja que até ai ele foi vitorioso. Nos faz lembrar que seria um novo Francisco de Assis. Mas Lutero mandou mais 30 teses, só que entre as 30 teses estava as 15 que o papa havia rejeitado.

Como o reenvio da 15 teses o papa entendeu que Lutero não estava a fim de ajudar a igreja mas estava contra e excomungou. Isso é tirou o direito se ser padre.

Com a excomunhão Lutero entrou em depressão. Uma excomunhão naquele tempo era muito forte. Por outro lado o governo alemão proibiu as atividades da igreja católica e expulsou todos os padres.

Foram três anos de deserto tanto para Lutero. quanto para a Alemanha, porque o povo não tinha nem um guia espiritual.

Então a mulher de Lutero falou (Naquele tempo padres podiam casar-se, por isso há uma controversa que Lutero cassou depois), vela esse povo, como ovelha sem pastor. Faça alguma coisa oriente, assim Deus pode ter compaixão de ti e assim Lutero fez e ainda conseguiu muitos colaboradores.

Nascendo assim a igreja de Confissão Luterana, que por muito tempo a única igreja da Alemanha.

 
 1 31 de outubro, dia de São Lutero, o santo dos evangélico. (José Pereira - 1/11/2019)
 2 A reforma protestante (José Pereira - 1/11/2019)

 

Voltar às Mensagens    

 
 
 

PUBLICIDADE

 

 

Escritório Santa Rita Fone..44..3648..1101

 

 

adecas.com.br

Auxilio a lista

Enquête

Busca CEP

Cursos

Pesquisa

Prev. do tempo

 Fórum    Admin

 

Link Católico

Diocese de Toledo

Busca Católica

Prefeitura  T. Roxa

Sites Pessoaisa

Jeronimo Mendes

Sites de Noticias regionais

Política

www.adecas.com.br - Desenv. e mantido por ADECAS Associação de Desenv.. Cult. Artist. Artesan. de Santa Rita do Oeste