Fórum de Mensagens
A reforma protestante - 1/11/2019
Postada por José Pereira Em resposta à Três dias de intensa reflexão, postada por José Pereira
No dia 31 de Outubro, comemora-se o dia da reforma, mas não é justificável essa comemoração. Nem para os evangélicos, nem para os católicos.
Para os evangélicos poderia ser comemorado o início do protestantismos e para os católicos o dia da revolta.
Tá certo que clamavam por reforma na época. Primeiramente Lutero mandou 45 tese para avaliação do papa. O papa aprovou 30 teses e recusou 15.
No início parecia que Lutero seria um novo São Francisco de Assis. Lutero foi vitorioso, ao ter 30 propostas aprovada pelo papa.
Só que depois Lutero mandou outras 45 teses e entre as teses foi mandada as 15 teses reprovada pelo papa. Ao mandar a 15 teses novamente o papa entendeu que Lutero não queria ajudar a igreja, mas prejudicar e decretou a excomunhão de Lutero.
A excomunhão de Lutero foi o estopim, para o comando da Alemanha expulsar a Igreja do pais. A expulsão da igreja cominou com uma guerra que foi entre dois países, mas fico conhecida, como a guerra entre os católicos e os protestantes. Os alemães venceram a guerra, mas foi dito que os protestantes venceram a guerra.
Fugi um pouco do assunto principal, mas a reforma da igreja foi realmente acontecer 400 anos depois, com o Concilio Vaticano II.
Lutero cometeu o mesmo erro, que Adão, da Eva, do princípio da historia do povo de Deus.
|
1 Três dias de intensa reflexão, a reforma (José Pereira - 2/11/2017)
2 31 de outubro, dia de São Lutero, o santo dos evangélico. (José Pereira - 1/11/2019)
Voltar às Mensagens
|
|